Planejamento e metropolizaí§í£o do lazer marítimo em Fortaleza-Ceará, nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4067/S0250-71612017000100007Palavras-chave:
expansí£o urbana, morfologia urbana, planejamento urbanoResumo
A ocupaí§í£o do litoral metropolitano do Nordeste do Brasil é, na contemporaneidade, dinamizada por atividades de lazer, dentre elas a vilegiaturas (via segundas residíªncias) e o turismo. O planejamento destes espaí§os é entrecruzado entre as dimensíµes públicas e privadas, destacando-se o pensamento técnico-urbanístico na definií§í£o da lógica de produí§í£o do espaí§o. Este texto tem como objetivo principal entender os meandros do planejamento em uma regií£o metropolitana no Nordeste, mais especificamente Fortaleza, no Estado do Ceará. Para tanto, foi testada metodologia quantitativa e qualitativa na obtení§í£o e tratamento de informaí§íµes e dados: entrevistas, consulta de documentos técnicos e trabalhos de campo. Após realizaí§í£o dos procedimentos e análises, concluiu-se que o planejamento técnico dos empreendedores e o posicionamento dos governos locais apontam para consolidaí§í£o da fragmentaí§í£o espacial do tecido urbano litorí¢neo. Situaí§í£o articulada í promoí§í£o de modelos urbanísticos que valorizam o uso dos espaí§os privados em detrimento do espaí§o público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista EURE - Revista de Estudios Urbano Regionales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Al momento de aceptar la publicación de sus artículos, los autores deberán formalizar la cesión de derechos de autor a EURE, según las condiciones establecidas por la Revista.
Ésta establece que el autor autoriza a EURE de manera gratuita, exclusiva e ilimitada a reproducir, editar, publicar, distribuir, publicitar, comercializar y traducir el artículo, a cualquier soporte conocido o por conocer y desarrollar.
Del mismo modo, los autores aseguran que el artículo propuesto es original, no publicado y no propuesto para tal fin a otro medio de difusión.