O modelo empreendedor das políticas culturais e o destination branding: uma análise baseada no filme Vicky Cristina Barcelona
DOI:
https://doi.org/10.4067/S0250-71612020000300091Palavras-chave:
política urbana, cultura urbana, marketing urbanoResumo
A literatura sobre a governaní§a da política cultural em Barcelona revelou diferentes tensíµes políticas e sociais decorrentes do uso da cultura local com o propósito de criar uma marca de cidade. No entanto, esses estudos ní£o se concentraram nas razíµes por trás desse processo, nem em suas implicaí§íµes para os modelos de política cultural local no campo cinematográfico. Com o objetivo de avaní§ar na compreensí£o dos modos de relacionamento entre marca e política cultural, neste artigo analisamos uma das estratégias de branding cultural desenvolvidas pela cidade: a atividade pública em torno do filme Vicky Cristina Barcelona. Através da análise das relaí§íµes políticas e dos objetivos por trás deste projeto, este artigo revela a instrumentalizaí§í£o governamental da heraní§a cultural da cidade, a fim de fortalecer e promover uma marca global orientada para o turismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista EURE - Revista de Estudios Urbano Regionales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Al momento de aceptar la publicación de sus artículos, los autores deberán formalizar la cesión de derechos de autor a EURE, según las condiciones establecidas por la Revista.
Ésta establece que el autor autoriza a EURE de manera gratuita, exclusiva e ilimitada a reproducir, editar, publicar, distribuir, publicitar, comercializar y traducir el artículo, a cualquier soporte conocido o por conocer y desarrollar.
Del mismo modo, los autores aseguran que el artículo propuesto es original, no publicado y no propuesto para tal fin a otro medio de difusión.